Campo Alegre de Lourdes: O São João da Bahia termina aqui!

CAPA----

Da redação

A prefeitura do município de Campo Alegre de Lourdes anunciou no dia 24 de junho, na praça central, as bandas musicais que vão fazer parte das festividades juninas, consolidadas ao aniversário da cidade que fará 55 anos no dia 5 de julho. A programação está recheada de atrações que tem o patrocínio da Bahiatursa. Com intenção de celebrar o evento com o tema junino em grande estilo, a prefeitura por intermédio de sua secretaria de eventos divulgou o slogan “O São João da Bahia termina aqui”. De fato, pode-se dizer que a festa junina não só encerra com tal programação, como também não chega nem a ter tal caráter, se fizer uma análise  do ritmo e do estilo de cada banda em sua essência.

Quase todos os músicos contratados, para as comemorações em Campo Alegre de Lourdes, carregam em seu repertório a expressão do axé music. Para adaptar-se de forma comercial, ao ritmo do momento, vestem uma roupagem para caracterizar e vender seus shows “juninos”.

Enquanto isso, muitos cantores nordestinos, letristas renomados e que têm em suas origens o baião ou o forró autênticos, ficam de fora desses eventos, especialmente em Campo Alegre de Lourdes. Alguns até residem  na região e atuam no Vale do São Francisco.

O forró nas festas juninas

Para o historiador e folclorista potiguar Luis Câmara, a palavra Forró vem do termo Forrobodó, de origem africana que significa: arrasta-pé, farra. Essa versão é também a mais aceita por estudiosos do tema.

De acordo com o artigo feito pela EBC (Empresa Brasileira de Comunicação), o primeiro registro musical é de 1937, na canção “Forró na Roça”, dos compositores Manoel Queiróz e Xerém. Mas foi Luiz Gonzaga, no início da década de 50, e o processo de imigração dos nordestinos para o sul do país, que levaram o ritmo para o resto do Brasil.

O forró é o ritmo que embala as festas juninas em todo o Brasil.

VEJA PROGRAMAÇÃO DO EVENTO EM CAMPO ALEGRE DE LOURDES:

Dia 29 de Junho:
Marlus Viana
“ex-Calcinha Preta”
+ Atração Local
Bairro Pedro Alcântara

Dia 30 de Junho:
Guilherme Dantas
Chicabana
Centro de Lazer

Dia 01 de Julho:
Brucelose
Vulcão Aceso
Centro de Lazer

Dia 02 de Julho:
Forrozão das Antigas
+ Atração Local
Centro de Lazer

Dia 03 de Julho
Atrações Regionais
Praça da Orla

Dia 04 de Julho
Iohannes
Ytalo e Maciel
Centro de Lazer

Dia 05 de Julho
Cheiro de Amor
+Atração Local
Centro de Lazer

Foto/capa: Reprodução



Jornalista - MTB 10997-DF/ Radialista - DRT-DF 6416 Poeta, escritor, autor do livro de poesias "Explicação Universal" lançado pela editora Scortecci.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *