Léo e Bia: FILME COMPLETO em HD (Oswaldo Montenegro)

Fonte: Oswaldo Montenegro

O primeiro filme de Oswaldo Montenegro: Léo e Bia

Consagrado pelos críticos, o filme que recebeu dois prêmios em sua primeira exibição no Festival de Cinema Cine PE 2010: melhor atriz (Paloma Duarte) e melhor trilha sonora (Oswaldo Montenegro), “Léo e Bia”, foi o primeiro trabalho como roteirista, diretor e produtor de cinema do cantor e compositor Oswaldo Montenegro, que adaptou para as telas a história do seu musical homônimo, sucesso dos palcos na década de 80, e visto por mais de 500 mil pessoas.

Ficção com base autobiográfica, a produção foi rodada no Rio de Janeiro ao longo de dez dias, após uma jornada de cinco meses de ensaios com o elenco e um mês de experimentação com movimentos de câmera. Tudo feito com recursos próprios e sem qualquer patrocínio. O filme se passa em um cenário único: a sala de ensaios de um grupo de jovens atores.

Utilizando-se de metáforas e simbolismos, Montenegro cria a sua estética e linguagem no cinema. Produz cenários, lugares e sensações sem tirar os atores um só minuto de dentro do estúdio. Não há objetos, utensílios e o mais interessante, o público não sente falta.

Léo e Bia conta a história de sete jovens que, em Brasília, no auge da ditadura militar, resolvem viver de arte. Era 1973 e o Brasil assistia, então, a repressão se tornar cruel com quem ousasse sonhar.

Em paralelo à repressão política, a mãe de Bia (Françoise Forton), “adoece”. E em sua desvairada obsessão pela filha Bia (Fernanda Nobre), oprime-a cruelmente. Soma-se à atmosfera opressora, a aridez cultural de Brasília.

Paloma Duarte, que recebeu o prêmio de MELHOR ATRIZ no festival, faz Marina, personagem que narra toda a história e é inspirado na flautista Madalena Salles, amiga-parceira profissional (de todos os projetos) há mais de trinta e cinco anos de Montenegro.

Na trilha sonora, também premiada, cantam músicas de Oswaldo Montenegro: Ney Matogrosso, Zélia Duncan, Zé Ramalho, Glória Pires, Sandra de Sá e Paulinho Moska.

Roteiro, direção e trilha sonora: Oswaldo Montenegro
No elenco: Paloma Duarte, Françoise Forton, Vitoria Frate, Emilio Dantas, Pedro Nercessian, Pedro Caetano, Fernanda Nobre e Ivan Mendes.

Léo e Bia foi exibido em Los Angeles, no Brazilian Film Festival, e em NY, no Brazilian Endowment for the Arts Film Society

LÉO E BIA
> Ficha Técnica
Direção e Roteiro: OSWALDO MONTENEGRO
Produção Executiva: PALOMA DUARTE E DANIELA GRACINDO
Fotografia: ANDRÉ HORTA
Edição e Montagem: PEDRO GRACINDO
Assistente de Direção: MADALENA SALLES E PAULA HORTA
Trilha Sonora: OSWALDO MONTENEGRO
Realização: AGÊNCIA PRODUTORA E OSWALDO MONTENEGRO PROD. ARTÍSTICAS


Jornalista - MTB 10997-DF/ Radialista - DRT-DF 6416 Poeta, escritor, autor do livro de poesias "Explicação Universal" lançado pela editora Scortecci.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *