Paróquia realiza assembleia das Comunidades Eclesiais de Base em Campo Alegre

capa cebs

Fotos: Facebook/ Paróquia

Aconteceu nos dias 10 e 11 de junho a Assembleia Paroquial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) em Campo Alegre de Lourdes. Participaram cerca de 49 pessoas, representando 41 comunidades. A reflexão foi sobre a força do testemunho e da misericórdia na vida das CEB’s e o ser das CEB’s que precisam ser: orante, samaritana, profética e missionária.
A Assembleia foi assessorada por irmã Maria e Ir. Elita.

As origens das CEBs

De acordo com o Padre Nelito Nonato Dornelas, as Comunidades Eclesiais de Base surgiram no Brasil como um meio de evangelização que respondesse aos desafios de uma prática libertária no contexto sociopolítico dos anos da ditadura militar e, ao mesmo tempo, como uma forma de adequar as estruturas da Igreja às resoluções pastorais do Concílio Vaticano II, realizado de 1962 a 1965. Encontraram sua cidadania eclesial na feliz expressão do Cardeal Aloísio Lorscheider: “A CEB no Brasil é Igreja — um novo modo de ser Igreja”.

Em 1979, reunidos em Puebla, os bispos latino-americanos firmaram o seguinte compromisso:

Como pastores, queremos resolutamente promover,orientar e acompanhar as comunidades eclesiaisde base, de acordo com o espírito de Medellín eos critérios da Evangelii Nuntiandi; favorecer o descobrimento e a formação gradual de animadores para elas. Em especial, é preciso procurar como podem as pequenas comunidades, que se multiplicam nas periferias e zonas rurais, adaptar-se também à pastoral das grandes cidades do nosso continente” (Pb 648).

16

26

25

24

23

22

21

20

18

17

15

14

13

12

11

10

9

8

7

6

5

4

3

2

1



Jornalista - MTB 10997-DF/ Radialista - DRT-DF 6416 Poeta, escritor, autor do livro de poesias "Explicação Universal" lançado pela editora Scortecci.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *