População de Campo Alegre de Lourdes à espera de médico

ATEND- CAPA - 600 X 300

Da redação

Dezenas de moradores procuraram o hospital municipal de Campo Alegre de Lourdes, na segunda-feira (11/05), para exames e consultas de emergência. Alguns pacientes que necessitavam de atendimento mais urgente, conseguiram ser atendidos na parte da tarde, depois de horas e horas de espera. Outros, tiveram de retornar a seus lares sem serem consultados.

De acordo com o secretário de saúde, Pierre Marlon Rodrigues, o hospital dispõe de cinco médicos: Dr. Francisco, Dra. Ariane, Dr. Salvador, Dr. Dirceu e Dr. Ernane. Porém, eles trabalham por escala. De segunda a quinta-feira são dois médicos durante o dia, e na sexta, sábado e domingo apenas um, fica de plantão. No dia 11, seria a escala de Dr. Ernane e Dr. Dirceu. Este, ficou doente e avisou de última hora, por isso, não foi possível contratar outro médico para o plantão, justificou o secretário. Dessa forma, o atendimento lotou, ficando apenas Dr. Ernane para socorrer a demanda.

LEVADA - 600 X 300 - COM NOME

PSF – Bairro Levada

Existe no município uma epidemia que está se espalhando através de várias viroses que está atingindo a maior parte da população. De acordo com médico Dr. Ernane Borges, que é natural de Campo Alegre e trabalha há 20 anos no Município, algumas viroses são de conhecimento de todos, no caso da dengue, gripe e resfriados. “Outras são novas por aqui, mas são apenas suspeitas clínicas, por exemplo: chikungunya, zika vírus”, afirmou o médico.

Na quinta-feira (14), o Ministério da Saúde confirmou 8 casos do zika vírus em amostras colhidas na cidade de Camaçari-BA.

Os principais sintomas das viroses que estão afetando os Campoalegrenses são:

Febre, cefaléia, dores no corpo e nas articulações, manchas vermelhas na pele, fraqueza. Além desses, tosse, coriza, falta de ar, nariz entupido, dor no peito e garganta, se viroses respiratórias.

Dr. Ernane enfatizou que alguns cuidados a serem tomados, são os já conhecidos:

Não deixar água parada, cuidar do lixo e da limpeza dos domicílios.

ANTIGO SESP - REFORMADO - 600 X 300 - COM NOME

Antigo Sesp – reformado

No Município de Campo Alegre de Lourdes, existe 9 postos de saúde. 6 na zona rural, onde os médicos cubanos atendem nas UBS (unidades básicas de saúde); e 3 na sede do município, dos quais, 2 PSF (programa saúde da família), do bairro Pedro Alcântara onde o atendimento é feito pelo Dr. Dirceu, e o outro no bairro Levada que é atendido por Dr. Eranane; e o Posto Municipal antigo Sesp, recém reformado. Além do Hospital Municipal.

Para Borges, é preciso a contratação de mais médicos para sanar a demanda que vem sobrecarregando o atendimento médico.

O Secretário de Saúde, senhor Pierre, afirmou que sabe da necessidade. Porém, segundo ele, a gestora disse que o orçamento está estourado, e não há recursos no momento.

Verificamos no portal de transparência do Governo Federal, que o repasse de verba para o Município de Campo Alegre de Lourdes nos meses de janeiro a março, foi no valor de R$ 1.208.898,46

Esse valor corresponde somente a área de saúde.

 

CONTAS DETALHADAS

Até o mês de março foram repassados à prefeitura o valor total de : 12.754.172,13 milhões.

Será que realmente está faltando dinheiro na prefeitura?



Jornalista - MTB 10997-DF/ Radialista - DRT-DF 6416 Poeta, escritor, autor do livro de poesias "Explicação Universal" lançado pela editora Scortecci.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *