Vereadores driblam a população e antecipam recesso parlamentar em Campo Alegre de Lourdes

CAPA - VEREADORES DRIBLAM - 700 x 400

Da redação

Os vereadores de Campo Alegre de Lourdes realizaram mais uma façanha. Desta vez, anteciparam o horário da sessão ordinária e em menos de 30 minutos, aprovaram o Plano Municipal de Educação (PME), e encerraram os trabalhos nessa sexta-feira (19/6).

De acordo com um dos parlamentares, a sessão que normalmente acontece às 10:00hs, foi antecipada para às 9:00hs da manhã,  devido uma combinação entre eles, feita na sessão anterior e com aviso fixado no mural. O motivo seria uma viagem que a vereadora Ilma Almeida Dias tinha marcado pela parte da manhã. Dessa forma, fizeram a reunião às pressas. Aprovaram o PME por unanimidade e decretaram o recesso parlamentar que estava previsto para primeiro de julho.

O PME já havia sido apresentado à comunidade em audiência pública realizada dia 9 de junho, conforme matéria publicada em nosso Blog (Campo Alegre de Lourdes realiza seu primeiro Plano Municipal de Educação às pressas).

Um dos professores que esteve presente, Crisalex Rodrigues, disse sentir-se frustrado com a aprovação do Plano de Educação da maneira como foi apresentado. Segundo ele, solicitou-se algumas alterações que não foram aceitas, como por exemplo, inclusão do seu nome como membro da equipe de acompanhamento do PME, prazo da eleição para diretores ser uma estratégia em consonância com a lei do Plano de Carreira, e a inclusão de dois professores na estratégia do plano de educação, capacitados na área para alfabetizar, com intuito da leitura e escrita na idade certa.

Além de não serem feitas essa alterações, o PME foi feito às pressas, devido o prazo para conclusão do mesmo, que se encerra dia 24 de junho.

Alguns moradores que foram à sessão, inclusive a própria secretária de educação Valdineide Boson, e a coordenadora técnica de elaboração do Plano de Educação Mansueta D’lavor Antunes, foram pegos de surpresa. Quando chegaram à casa legislativa, os nobres vereadores já tinham encerrados os trabalhos.

A falta de comunicação entre a Câmara e o povo sempre foi assim. De um lado os parlamentares não fazem questão de ter a presença da comunidade. Do outro está um povo calejado, de certa forma, acomodado em não fiscalizar e nem cobrar seus direitos. A razão pra tudo isso é que raramente acontece sessão ordinária, e quando acontece é vazia de projetos. Falta atuação dos vereadores, falta fiscalização, falta convocação à população por meio de aviso nas ruas e nas comunidades.

A sessão ordinária, dessa sexta-feira (19/6), terminou com o convite feito pela prefeita aos festejos de São João.

O presidente da casa, Valfrides Martins, tem razão em ter pressa, pois esse recesso parlamentar tem um sabor especial:

Valfrides vai comemorar as festas juninas ao lado do Ex-prefeito Levi, de alguns companheiros, secretários da prefeitura, e vai brindar a conquista do automóvel Hylux, alugada mediante pregão por quase R$ 100 mil, e que está aos seus cuidados, obtida com o dinheiro do povo.

HYLUX - 900 X 600



Jornalista - MTB 10997-DF/ Radialista - DRT-DF 6416 Poeta, escritor, autor do livro de poesias "Explicação Universal" lançado pela editora Scortecci.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *