Eleições em Campo Alegre de Lourdes: Macacos ou Bicudos, eis a questão

CAPA -

 Da redação

A poucos dias para o grande momento (2 de outubro), a cidade de Campo Alegre de Lourdes vai se afirmando entre  Macacos e Bicudos.

Quem não se definiu ainda, fica a observar o pula-pula. Alguém pula daqui, outro pula dalí.

Mas afinal, de onde vem tal definição?

Pode parecer à primeira vista que se esteja falando de jogo do bicho ou de zoológico. Mas na verdade essas definições são para os eleitores de Campo Alegre de Lourdes que já se auto definiram dessa forma.

Já se tornou comum o  termo usado para diferenciar alguns militantes partidários acerca das eleições municipais.

Como se fosse uma espécie de referência entre oposição e governo, ficou caracterizado a denominação de Bicudos, para quem apoia o atual governo, no caso, a prefeita Delaneide Borges candidata a reeleição. E o título de Macacos para quem representa a oposição, representada no atual cenário pelo candidato a prefeito Enilson Marcelo.

Mas, de onde surgiu essa denominação na política?

Segundo alguns populares, o termo Bicudo, surgiu no povoado Jurema dos Deveza, município de Pilão Arcado-BA. Por volta de 2004 a 2006 havia determinado candidato pelo Partido Verde que representava a situação, e do outro lado seus opositores começaram a rasgar os cartazes verdes nas paredes das casas. Determinado morador diante do fato, depois de verificar os cartazes caídos ao chão, associou a cena com uma  certa praga de insetos, a chamada praga do algodão, que atingia as folhas verdes, de modo a desfarelar por terra.

“Foram os Bicudos”, disse o morador na ocasião.

Como as pessoas que tinham rasgado os cartazes eram militantes do antigo PFL (25), aconteceu que em 2008 o então candidato a prefeito Levi Rodrigues Dias (esposo de Delaneide), estava filiado na mesma sigla do número 25. Daí todos os seguidores de Levi passaram a ser considerados como Bicudos.

Com relação aos Macacos, a utilização do termo foi devido a campanha eleitoral também de 2008 que na figura do candidato a prefeito Alessandro Dias Rodrigues, seu partido era o PC do B (65). Dessa forma, associaram o 65 a dezena no jogo do bicho, como também o seu irmão Enilson Marcelo havia disputado sua primeira eleição no ano de 2000 com a sigla de outro partido pelo número 17, que representa o grupo dos macacos no jogo do bicho, ficou confirmado o título de Macaco para os seguidores de Alessandro e Enilson.

No dia 2 de outubro de 2016 haverá três opções para se votar em Campo Alegre de Lourdes ao cargo de prefeito:

Delaneide (55) que representa os Bicudos;

Enilson (65) que representa os Macacos;

Eurâny Mangueira (11) que não se identifica nem com Macaco nem com Bicudo.



Jornalista - MTB 10997-DF/ Radialista - DRT-DF 6416 Poeta, escritor, autor do livro de poesias "Explicação Universal" lançado pela editora Scortecci.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *